
Como poupar dinheiro todos os meses de forma eficaz
Agora que já sabes o que é liberdade financeira e que já calculaste a tua liberdade e definiste objetivos – Se não sabes lê este post –, vamos lá ver como poupar através de um único passo essencial:
Não poupes o que sobra no fim do mês, poupa mal recebes o ordenado – Esta é uma máxima defendida por vários especialistas que dizem que primeiro deves pagar a ti mesmo e só depois deves pagar aos demais e faz todo o sentido. Trata-se de tirar o “rebuçado” da tua frente e fazer com que já não contes com esse dinheiro para gerir o teu mês.
Porque é tão dificil poupar?
A sociedade em que vivemos incentiva-nos a consumir, a ter um carro cada vez melhor, a endividar-nos por aquele plasma… Poupar significa ir contra-corrente.
E porque tenho que poupar no inicio e não no final do mês?
Segundo as estatísticas as pessoas que pagam primeiro a elas próprias conseguem poupar 10 vezes mais do que as pessoas que tentam poupar o que sobra no fim do mês. Uma estratégia é pedires ao teu banco para que ao dia X passe determinado montante da tua conta à ordem para a tua conta a prazo.
Define um montante que seja suportável para ti como 20 ou 50€ . Podes ir aumentando esse montante ao longo do tempo caso te entusiasmes e queiras ver a conta a crescer mais rápido.
O importante é começar e dar um primeiro passo. Se não o fizeres hoje daqui a 5 anos vais fazer as contas ao dinheiro que poderias ter juntado e garanto-te que te vais arrepender.
Mas esse dinheiro vai-me fazer falta!
Claro que nos primeiros meses vais sentir a falta desse dinheiro mas depois torna-se um hábito gerir o mês com o que tens. Afinal toda a mudança requer adaptação. De certeza que já houveram momentos da tua vida em que viveste com menos ou surgiram despesas imprevistas e sobreviveste. Pois aqui será o mesmo com a excepção de que ao poupares este dinheiro vais estar a trazer segurança para a tua vida.
Importante: se te aumentam o ordenado, se recebes algum dinheiro extra que não contavas como o IRS coloca-o na poupança, caso contrário seguramente vais gastá-lo. Com o tempo verás que a tua vida está igual e que nem te faz falta esse dinheiro que vais pondo de parte.
Afinal o que muda na minha vida por ter uma poupança?
Saber como poupar muda tudo:
– Ao teres esta segurança se algo no teu trabalho não está de acordo com o tu queres para ti podes ter a liberdade de vir-te embora e procurar algo melhor. Se te despedirem também não terás que aceitar o primeiro que aparece só porque tens contas para pagar. Daí a importância de poupares para vários meses.
– Terás menos stress e ansiedade. Não vives com a corda ao pescoço e tens como fazer face aos imprevistos sem teres que te endividar.
– Se começas jovem ou consegues juntar uma boa quantidade podes aposentar-te com tranquilidade. Vários especialistas acreditam que no futuro não haverá reformas assim que começa já a preparar a velhice.
– Um acidente ou doença? esperemos que não mas, se por acaso acontecer, que a tua preocupação seja exclusivamente com a recuperação sem a pressão financeira que envolve não ter um pé de meia.
– A educação dos teus filhos vai mudar. Por um lado poderás poupar para pagar a educação deles. Por outro, serás um exemplo e poderás educa-los acerca do dinheiro já que na escola ninguém os vai ensinar a gerir o seu dinheiro.
– Poderás gozar melhor as tuas férias. Já pensaste que mau deve ser ir de férias e depois ter que pagá-las? Naaa. Nós os poupadinhos amealhamos todo o ano para ter as férias já pagas antes de as gozarmos. E assim, acabas as férias e só tens que definir para onde queres ir no ano seguinte e poupar para isso.
Agora que já sabes como poupar coloca em prática: Dá ordem ao teu banco para que te tire a quantia com a qual queiras começar no inicio do próximo mês e aos poucos vai aumentando esse valor. Quando já tiveres um bom montante e já souberes como poupar é hora de começares a juntar para investir.